segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

capitulo segundo

Capitulo Segundo

Todas as possibilidades do improviso, as formas não-uniformes do corpo, fugas do cotidiano, tudo isso em cena.
O lugar do ator eh o palco, o tablado a arena, porem não eh o lugar do espectador.
Cada um no seu entendimento para criar o fenômeno teatral.
Para o ator três condições abstratas que conduzirão o trabalho ateh o canal da verossimilhança (efeito produzido pela platehia)
1-Qualidade
2- Precisão
3-Movimento
1- A qualidade eh uma medida fundamental para que a platéia se convença ou
seja atenta observadora da historia contada por determinado personagem.
Um ator entra no palco. Imediatamente todo o seu universo eh modificado se este tem qualidade no seu andar, na sua parada,no seu respirar e se não carrega consigo essa qualidade certamente serah desmistificado pela platéia, que exigente, não perdoa o ator que não dah a ela o extraordinário.
Qualidade eh o domínio consciente de tudo o que o ator faz no palco.
2- Precisão eh ritmo mais o tempo. A união de dois elementos para uma única função: Fazer a ilusão ser absorvida sem traumas pela platéia.
Para atingir a Precisão o corpo do ator eh preparado como o corpo de um atleta.
Com qualidade aeróbica e rítmica;
Domínio da respiração, pontuando assim cada momento com sua distinta emoção;
Via-Negativa.
Ator em foco.
A conquista é igual a de um maratonista que parte pra grande corrida. Seu corpo responde imediatamente, há somente a ida. Não há planos e nem gestos psicológicos.Não há espaço. Há tempo e ritmo.
A improvisação do corpo ateh o seu esgotamento escancara as possibilidades de pesquisar novos gestos, novas formas do corpo em cena.
Liberta a memória do ator para a criação diária.
O exercício do ator na cena eh como pula corda, pique e esconde um ímpeto criativo coletivo!
Há a necessidade de esgotar as possibilidades de qualquer idéia, pois o surgimento de qualquer idéia já é motivo para a investigação e esgotamento.

O ator absorve as maneiras que fazem do improviso uma verdade na cena.Improvisando o ator percebe onde está sua possibilidade, sua precisão e sua qualidade que lhe garantem o melhor resultado pro diálogo com o público.

gra.

Nenhum comentário: