terça-feira, 12 de outubro de 2010
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
psicologia pra criança,esboço um.
A maquina de calcular matemática!!
(Hugo Rodrigues)
Pedrinho - E se eu parasse de pensar?
Renatinha - Eh impossível não pensar.
Pedrinho -Oras, mas eu não quero que meu cérebro se canse demasiado...você não viu o que disse a Tia Norma?! O cerebro produz corrente elétrica...
Renatinha - Oras, e daí?
Pedrinho - E daí que eh igual o meu computador calculando matemática. Nossa eu odeio matemática !!
Renatinha - Então se ele se cansar você alimenta ele igual o seu Tamagoshi...
Pedrinho - E o que ele come? Pilha?
Renatinha - Ai claro que não, o cérebro se alimenta de energia...mas já vou adiantando (Pedrinho vai e coloca o dedo na tomada)...Não!! Não eh dessa energia que eu to falando!!
Pedrinho- (chorando como criancinha)
Renatinha- Deixa eu te dar um beijinho para sarar.
Pedrinho- Eca!! Jah melhorou!
Renatinha- Cuidado para você não queimar seu cérebro! Você não lembra que a tia Norma disse que o cérebro precisa de um suprimento, que eh levado por uma rede de vasos sanguineos. O cérebro gosta de açúcar e oxigênio, eh assim que a gente alimenta ele.
Pedrinho- e você viu o que ela disse? Que mais de meio litro de sangue circula por minuto dentro dele...
Renatinha- Sim!! Senão os nervos morrem, sem oxigênio...
Pedrinho- Nossa que triste.
Renatinha- Não precisa ficar triste, engole esse choro. Toma pode usar meu lencinho da Barbia...
Pedrinho- Um lencinho rosa... não obrigado.
Renatinha- Garoto chato nosso cérebro eh o ponto mais alto da evolução.”O ÚNICO ORGÃO CONSCIENTE DA PROPRIA EXISTÊNCIA.”
Pedrinho- Que iraaaaaaaaaadddddooooo!! Então o cerebro pode andar sozinho??
Renatinha- Não,engraçadinho.Não se lembra do poeminha da Tia Norma??
Eh por ele que os olhinhos enxergam o mundo.
Os ouvidinhos captam ondas sonoras e ouvem os passarinhos.
O nariz sente o cheiro do pum.
E o tato eh a parte da sensibilidade .
Tudo no liquidificador e então criou-se o homem!!
Pedrinho- Nossa,caraca,caramba!
Renatinha- Pensa comigo cabeção... recebemos sinais,tipo o vento.
Ele passa nas nossas costas, da aquele arrepiozinho! Mas antes desse arrepio o sinal do tato trafega pela super auto-estrada da informação do corpo, a medula espinhal!!
Pedrinho- Hã??
Renatinha- Um delicado feixe de nervos que estah protegido por uma armadura pontiaguda, a coluna vertebral!O crânio recebe o grande órgão... que recebe esses sinais. Voila!! O cerebro eh uma maquina!!
Pedrinho- E qual a diferença do cérebro pro meu laptop?
Renatinha- Affffff...basicamente cabeção,o segredo estah nos bilhões de microscopicas celulas nervosas. O cérebro precisa de apenas 10 wats...mas o cerebro consegue fazer caminhos diversos que nossos fios do computador não permitem,temos circuitos ultra desenvolvidos.
Tudo com precisão, sem hesitar,sem cogitar um único erro.
O seu laptop não faz conexões que saltam, soh as que você programa.você lembra do que disse a tia Norma??
Perdinho- ai, eh tanta informação!!
Renatinha- Calma estamos no meio jah... você se lembra que o sistema nervoso eh uma das primeiras coisas que se formam no corpo?
Pedrinho- Lembro. Três semanas e ele esta no seu iniciozinho...mais dois meses e o sistema nervoso se desenvolve mmmmuuuuuuuiiiiiiittttttoooooo! Nesse tempo ele desenvolve 250.000 celulas por dia...
Renatinha- ...e essas celulas se movem pelos tecidos do corpo ate seu destino final.
Nos primeiro quatro meses no útero o cérebro produz todas as células nervosas que teremos pelo resto de nossas vidas!! E junto os ossos crescem para proteger a vulneravel rede de nervos.
Pedrinho- Então eh por isso que as pessoas vivem dizendo que você eh uma neurótica!
Renatinha- Ah seu cabeção!!
Pedrinho- Cabeção nada!! Quer ver como a Tia Norma me ensinou direitinho.
Toma ai o link WWW.ocerebroeumamaquina.com.br
Renatinha – deixa eu ler aqui...
Quanto ao nível evolutivo, podemos distinguir as seguintes unidades cerebrais:
O cérebro primitivo ou arquencéfalo, unidade cerebral responsável pela auto-preservação e agressão, é formado pelas estruturas do tronco encefálico e cerebelo, pelo mais antigo núcleo da base, o globo pálido e pelos bulbos olfatórios. Corresponde ao cérebro dos répteis, também chamado complexo-R.
A unidade cerebral responsável pelas emoções dos velhos mamíferos, é formado pelas estruturas do sistema límbico e corresponde ao cérebro dos mamíferos inferiores.
O cérebro superior ou cérebro racional, unidade cerebral responsável pelas tarefas intelectuais dos novos mamíferos, compreende a maior parte dos hemisférios cerebrais (formado por um tipo de córtex mais recente, denominado Neocórtex) e alguns grupos neuronais sub-corticais). É o cérebro dos mamíferos superiores, aí incluindo os primatas e consequentemente, o homem moderno Homo sapiens.
Essas 3 estruturas foram aparecendo, uma após a outra, durante o desenvolvimento do embrião e do feto (ontogenia), recapitulando, cronologicamente, a evolução (filogenia) das espécies, do réptil e até do Homo sapiens.
Elas são 3 computadores biológicos que embora interconectados, conservam cada um suas próprias formas peculiares de inteligência, subjetividade, sentido de tempo e espaço, memória, motricidade e outras funções menos específicas.
Uma das funções primárias do encéfalo é extrair informação biologicamente relevante de receptores sensoriais. Mesmo no encéfalo de gente como a gente,humano, os processos sensórios vão bem além dos clássicos cinco sentidos da visão, audição, paladar, tato e olfato: nossos cérebros recebem informações sobre temperatura, equilíbrio, posição dos membros e da composição química da corrente sanguínea, entre outras coisas. Todas estas informações são detectads por sensores especializados que enviam sinais para o cérebro.
Todas estas regras têm exceções, por exemplo: (1) No sentido do tato (que na verdade é um conjunto de pelo menos meia dúzia de sentidos mecânicos), os estímulos sensórios se encerram principalmente no cordão espinhal, em neurônios que se projetam para o tronco cerebral.
Sistemas motores são áreas do encéfalo que estão mais ou menos envolvidas na produção de movimentos corporais, isto é, na ativação de músculos. Com a exceção dos músculos que controlam os olhos, todos os músculos voluntários do corpo são diretamente inervados por neurônios motores no cordão espinhal, que por sua vez são o último caminho comum do sistema gerador de movimento. Neurônios motores espinhais são controlados tanto por circuitos neurais intrínsecos ao cordão espinhal quanto por estímulos originados no encéfalo. Os circuitos espinhais intrínsecos executam várias respostas reflexas, e também contêm geradores de padrões para movimentos ritmados, como andar ou nadar[As conexões descendentes do encéfalo permitem controle mais sofisticado.
O encéfalo contém algumas áreas que se projetam diretamente para o cordão espinhal. No nível mais baixo estão a as áreas motoras na medula e na ponte. Num nível mais alto se encontram áreas no mesencéfalo, como o núcleo rubro, que é responsável pela coordenação dos movimentos de braços e pernas. Num nível ainda mais alto, está o córtex motor primário, uma tira de tecido localizada no limite posterior do lobo frontal. O córtex motor primário propaga-se para as regiões motoras subcorticais, mas também envia uma projeção maciça diretamente para o cordão espinhal, através do assim chamado trato piramidal. Esta projeção córtico-espinhal direta é responsável pelo controle voluntário dos detalhes finos dos movimentos.
Outras áreas "secundárias" do encéfalo relacionadas ao movimento não se projetam diretamente ao cordão espinhal, mas em vez disso agem sobre as áreas motoras primárias corticais ou subcorticais. Dentre as áreas secundárias mais importante se encontram o córtex premotor, os gânglios basais e o cerebelo:
O córtex premotor(que na verdade é um grande complexo de áreas) une-se ao córtex motor primário e projeta-se nele. Enquanto os elementos do córtex motor primário mapeiam áreas específicas do corpo, os elementos do córtex premotor estão mais envolvidos nos movimentos coordenados de diversas partes do corpo.
Os gânglios basais são um conjunto de estruturas na base do prosencéfalo que projetam-se para várias outras áreas relacionadas ao movimento. Sua função tem sido difícil de compreender, mas uma das teorias mais aceitas atualmente é de que eles tenham parte crucial na seleção de ação. Na maior parte do tempo, eles refreiam ações, enviando sinais inibitórios constantes para os sistemas geradores de ação, mas nas circunstâncias corretas, eles cessam esta inibição e assim permitem a seus alvos tomarem o controle do comportamento.
O cerebelo é uma estrutura bastante distinta presa ao fundo do encéfalo. Ele não controla ou origina comportamentos, mas gera sinais corretivos para tornar os movimentos mais precisos. Pessoas com danos cerebelares não ficam paralisadas em nenhum aspecto, mas seus movimentos corporais tornam-se erráticos e descoordenados.
Além de tudo acima, o encéfalo e o cordão espinhal contêm extensos circuitos para o controle do sistema nervoso autônomo, que funciona pela secreção de hormônios e pela modulação dos músculos lisos do intestino.[58] O sistema nervoso autônomo afeta o ritmo cardíaco, a digestão, o ritmo respiratório, a salivação, a perspiração, a urinação e a excitação sexual - mas muitas de suas funções não estão sob controle voluntário.
Renatinha- Meu deus você eh um cabeção mesmo!!
Pedrinho- Você pode estudar lah em casa para a prova do dia 06...imprime isso ai e traz.
Renatinha- Então ta,vou ter que sair do chat,minha mãe ta gritando aqui pra eu ir almoçar...fim.
Bibliografia-
http://www.cerebronosso.bio.br/o-que-o-sistema-nervoso/
O sistema nervoso on youtube,Superinteressante.
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
debate eleitoral
quinta-feira, 5 de agosto de 2010
um
domingo, 1 de agosto de 2010
verso dividido
Haver do verbo ter
há agora isso.
o que há depois?
pouco importa aquilo que não é o agora.
toda hora tem o agora.
...
quando o tempo não tem espaço
fica sóbria a ausência.
hgra
sábado, 31 de julho de 2010
pobre

pobre pra mim é aquela alma anulada de sensações maiores que a fome.